quarta-feira, 15 de abril de 2020

{Dica da Mary} Desabafos de uma Consultora


Um dos grandes mitos que ronda a consultoria de imagem é que se trata de um trabalho fútil, que passamos horas em loja às compras e não acrescentamos valor a nada nem a ninguém a não ser a um grupo de dondocas endinheiradas.

Nada podia ser mais errado! Passamos horas em pesquisas online e presenciais procurando sempre o melhor para as clientes (ao contrário do que dizem certas vozes eu visto-as segundo a imagem e estilo que elas pretendem transmitir e não segundo o meu ou aquilo que gosto) e os serviços de consultoria não custam assim balúrdios estando acessíveis a todas (ou quase todas vá).

Ás vezes penso que as pessoas não reconhecem verdadeiramente o nosso trabalho e não percebem o quanto temos que trabalhar no backoffice. A maioria acha que uma consultora custa um balúrdio e muitos pensam que passamos o dia a dar bitaites sobre roupa e o que vestir sem perceber que estudámos, fizemos investimentos financeiros e que é um trabalho rigoroso que vai mexer muito com a vida de outra pessoa.

Quem já trabalhou comigo creio que saberá o quanto nós temos que nos esforçar, procurando colocar-nos no lugar da outra pessoa, ajudá-la a atingir os seus objectivos e a chegar onde esta quer.

Outra das coisas que nunca faço e que nenhuma consultora de imagem deve fazer é, quando ando a fazer um shopping, com uma cliente, comprar também peças para mim. Para além de não ser ético, o tempo que passo com elas em loja é somente para elas e não para mim. Estou ali por elas e para elas e como tal nada mais se deve intermeter. O que não invalida que não deite um olho a uma ou duas coisitas e que fique com elas de baixo de olho (para mal dos meus pecados) para mais tarde voltar e analisar se fazem sentido para mim e se preciso mesmo delas.

Mas pronto também é para mostrar a essas pessoas que trabalho diariamente e às que me dá mais prazer dar uma chapada de luva branca mostrando como são as coisas na realidade e o quão estamos tão longe da futilidade que nos atribuem.

Sei que podem pensar que a Consultora de Imagem é algo que não vos servirá porque já se sabem vestir sozinhas, até porque estão satisfeitas com a vossa aparência ou mais frequentemente porque não têm tempo nem dinheiro para a mesma. Vão adiando a decisão, à espera do momento certo e geralmente tudo passa à frente em termos de prioridade e relegam-se para último.

Mas já pensaram que se não estiverem bem as pessoas à vossa volta também não estarão? Se querem ter sucesso na vida e serem felizes têm que se comprometer primeiro convosco mesmas e criarem a vossa melhor versão, elevando a autoestima e a confiança pessoal.

No processo de consultoria de imagem vou ajudar-vos a criarem a vossa melhor versão e perceberam como imagem influencia o vosso dia a dia, bem-estar e meio social onde se movem.

Mas pronto isto hoje foi um desabafo...


Sem comentários: